quarta-feira, 26 de maio de 2010

Jardim de inverno no ano inteiro



O verde está em alta. E uma boa opção para quem quer trazer a natureza para dentro de casa é instalar um jardim de inverno. Embora este tipo de jardim seja o sonho de consumo de muitos, é um privilégio apenas para quem mora em casa ou cobertura, pelo modo direto com que a luz solar atinge o jardim.

Não é necessário ter um espaço ocioso muito grande para montar um jardim de inverno. Em um espaços pequenos, é possível montar e manter um jardim de inverno apenas para contemplação, como se fosse um quadro vivo, uma obra de arte que pode ser retocada (ou remodelada) a qualquer instante. Uma das vantagens deste tipo de jardim é que ele contribui com a iluminação do ambiente de estar no qual foi instalado. Agora, quem tem um espaço amplo pode fazer um mais interativo, mesclando sala e jardim, porém sempre com a orientação de um profissional, para não criar um aspecto claustrofóbico no espaço.



Pequeno ou grande, o importante é que o local garanta uma boa iluminação durante o ano todo. A luz é fundamental para o desenvolvimento das plantas e para fotossíntese. Garantir este processo é justamente um dos principais cuidados que se deve ter com uma planta. Uma dica é molhar as folhas sempre que for regar a planta. A água remove toda a poeira acumulada nas folhagens.
Outro importante cuidado é com a temperatura do jardim, que, por ser envolvido por materiais translúcidos, se torna uma quente estufa, mesmo para as espécies nativas ou adaptadas a climas mais quentes, um ar condicionado nos dias quentes de verão resolve o problema.

Michel Rosar

Nenhum comentário:

Postar um comentário